facebook twitter instagram
Portal de Turismo de
Tubarão
Fechar

Museu Ferroviário de Tubarão

Saiba mais
+10

Horários de funcionamento

Horários de funcionamento Segunda a sexta das 08 às 12:00 e das 13:30 as 17:0 horas
Não abrimos aos sábados e domingos somente em dia de viagens.

Contatos

museuferroviariotubaraosc@gmail.com
http://www.museuferroviario-sc.webnode.com.br
telefone: (48) 3632-3450
telefone: (48) 9 8820-2575

O final do século XIX foi marcado por profundas transformações: A formação urbana da área central da cidade, a imigração européia para as colônias Grão-Pará e Azambuja, a criação da comarca de Tubarão (Lei 745, de 19 de abril de 1875) e, sobretudo, a implantação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico do município.

De todos esses, o mais emblemático foi, com certeza, a abertura das linhas férreas pela região sul – catarinense. Inaugurada em 1 de setembro de 1884, por Visconde de Barbacena e seus sócios ingleses, o primeiro trecho da Estrada de Ferro .pretendia ligar a Estação da Piedade (Tubarão) à localidade de Minas (atual Lauro Múller). O carvão mineral descoberto na região trazia empreendedores e impulsionava o desenvolvimento abordo dos trens que cruzavam os trilhos de cidades que cresciam em suas margens. O trem tornou-se o principal símbolo da época e o trabalho vinculado á ferrovia obteve status social elevado. Tubarão beneficiou-se muito dessa atividade, sobretudo a partir de 1906, quando as oficinas centrais e a fundição são instalados no município, onde atualmente é o bairro de Oficinas.

Esta história é recontada pelo acervo do museu, composto de máquinas a vapor, de vagões, de documentos e outros objetos utilizados pelo transporte ferroviário. O museu foi criado em 1997 por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina. O museu possui máquinas a vapor, sendo que 80% rodaram nos trilhos da estrada de ferro Tereza Cristina.

 

Dúvidas ou informações: Departamento de Turismo da Prefeitura de Tubarão

 

Telefone: (48) 3621-9019

 

E-mail: turismo@tubarao.sc.gov.br

 

O que Fazer

O que Comer

Onde Ficar

Serviços

Cultura e História

  • Museus e Espaços de Memória

Passeios e Aventura

  • Passeios e Aventuras

Cultura

  • Museus e Espaços de Memória

Serviços turísticos

  • Informações Turísticas

ENDEREÇO

Avenida Pedro Zapelini,1971
CEP: 88702300
Oficinas, Tubarão - SC

próximo deste ponto

Veja também outras opções de alimentação, hospedagem e lazer nesta mesma região.

guia de serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Tubarão.

Saiba mais >