Tubarão, um lugar acolhedor e com histórias para contar…

Localizado a 133 km da Capital, Tubarão possui posição privilegiada ao sul de SC: no coração das termas, próximo ao litoral e aos pés da Serra do Rio do Rastro. Reconhecida por sua hospitalidade e segurança, a cidade conta com uma qualificada rede de serviços e hospedagem, além de inúmeras opções em gastronomia, shows e entretenimento.

Polo de integração regional, possui um dos maiores centros de comércio do estado, sendo referência na realização de eventos. Entre suas atrações, destacam-se as estâncias termais, com experiências terapêuticas, banhos de imersão, atividades de Spa, estrutura para lazer e esportes em meio a natureza. Berço de Anita Garibaldi, a cidade expressa sua riqueza histórica por meio de monumentos e casarios.

No Centro Municipal de Cultura você encontra parte do acervo de Willy Zumblick, ilustre pintor tubaronense.  Ainda na região central está localizada a Casa Huberto Rohden, mais conhecida como Casa da Cidade, o palacete foi construído em 1897 para uso residencial da família do coronel João Cabral de Mello. Ao longo dos anos, o prédio abrigou a prefeitura e diversos outros órgãos públicos. Sua arquitetura em estilo neoclássico lembra os antigos casarios portugueses. Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome de “Casa Huberto Rohden”, em homenagem ao filósofo tubaronense. Atualmente o casarão abriga a Fundação Municipal de Cultura, a Academia Tubaronense de Letras e o Departamento de Economia Criativa. 

E para fechar com chave de ouro, um retorno ao passado no Museu Ferroviário, com seu acervo de locomotivas e vagões da Ferrovia Tereza Cristina, estrada de ferro às margens do rio Tubarão, que liga a serra ao mar e pode ser percorrido em um inesquecível passeio de Maria Fumaça. 

Dados do município

  • Região Turística: Encantos do Sul
  • Área: 301.755 km (fonte IBGE/2016 )
  • População: 110.088 habitantes (fonte IBGE/2022 )
  • Latitude: 28°28’00
  • Longitude: 49°00’25
  • Altitude: 9 m
  • Cidades próximas: Capivari de Baixo, Laguna, Jaguaruna, Treze de Maio, Pedras Grandes, São Ludgero, Gravatal.

Conheça e apaixone-se!

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.