Busto Altamiro Larroyd

Conhecido por todos pelo nome de NILO LARROYD, nasceu em Nova Veneza, Estado de Santa Catarina, no dia 20 janeiro de 1926. Ainda pequeno, pobre, mudou-se para Tubarão em busca da própria sobrevivência e de oportunidades que acreditava aqui encontrar. Aos dezessete anos de idade já trabalhava na Companhia Siderúrgica Nacional, em Capivari de Baixo, na função de Office-Boy. Sempre lutando com dificuldades para o seu sustento e para ajudar a seus pais no sustento da casa, foi garoto sem infância, não teve oportunidade de brincar como precisa toda criança. Essa condição não lhe permitiu continuar os estudos, mas com a vida muito aprendeu, tornando-se pessoa instruída e informada. Era capaz e persistente na busca da realização dos seus objetivos.

Jovem ainda, aprendeu o ofício de sapateiro. Aos vinte anos instalou em sua própria casa uma sapataria, tornando-se conhecido pela produção de calçados, de forma artesanal e de reconhecida qualidade e fino acabamento. Fabricava chuteiras para os jogadores Hercílio Luz Futebol Clube. Casou-se com Maria Nilda Larroyd, também hoje pessoa muito conhecida e de grande relacionamento em nossa cidade, com quem teve seis filhos. Trabalhou na Companhia de Cigarros Souza Cruz durante seis anos. Trabalhou também na SOTELCA, hoje ELETROSUL. Irrequieto e desejoso de independência profissional, já no ano de 1969, voltou a dedicar-se à atividade comercial, atuando no ramo dos serviços funebres, criando, então, a Empresa Funerária Santa Terezinha.

NILO LARROYD, homem dinâmico, dedicava paixão incomum por Tubarão a quem amava como filho de fato. Pensava e queria o desenvolvimento de Tubarão. Seu empreendimento caracteriza-se pela qualidade dos serviços que presta, preservando esta sua marca hoje reconhecida. As enchentes históricas de março de 1974 que assolaram a nossa cidade representam duro golpe nos negócios deste tubaronense. Não foram fortes bastante, porém, para derrubar o seu ânimo, assim como destruíram as suas instalações físicas e grande parte de seu patrimônio. Perseverante, destemido e por seus próprios meios não só reconstruiu, a exemplo de outros, como ampliou suas instalações e seus serviços. Para suprir sentida carência no município, empreendedor, decidiu e construiu a primeira Capela Mortuária em nossa cidade, marcando o seu pioneirismo nesse setor de serviços.

De personalidade marcante, esteve sempre presente na vida da cidade. Tinha participação nas atividades políticas e sócias, Foi Sócio Benemérito do Clube 7 de Julho; Sócio Benemérito da Sociedade Recreativa Sul Catarinense; Sócio Contribuinte da Sociedade Musical Lira Tubaronense. Corajoso e dedicado às causas que abraçava, tinha elevado espírito humanitário e gostava de ajudar os pobres, os indigentes e as instituições que se dedicavam também a essas causas sociais.

A maior parte de sua vida, desde que casou com Maria Nilda e constituiu família, residiu no Bairro de Oficinas, mais precisamente na hoje Avenida Marechal Deodoro, onde permanece seu legado. Foi batalhador incansável por melhorias no Bairro e pela transformação da então rua Marechal Deodoro na bela Avenida que hoje temos. Muito apreciava as margens do Rio Tubarão, onde, pelo menos algum tempo por dia sentava-se sob a sombra de suas belas árvores. Procurava proteger e preservar o seu verde. Acometido de insuficiência respiratória, veio a falecer em 14 de novembro de 1988, deixando em seus familiares e em sua legião de amigos saudade imensa.

Localizado às margens do Rio Tubarão, na Praça que também leva o seu nome, o busto foi construído em homenagem ao empresário local que era mais conhecido como Nilo Larroyd. Foi inaugurado em 16 de novembro de 1995.

Informações


Entrada

Acesso Livre


Horário

Livre


Localização

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.