Museu Ferroviário de Tubarão

Outras Informações

O final do século XIX foi marcado por profundas transformações: A formação urbana da área central da cidade, a imigração européia para as colônias Grão-Pará e Azambuja, a criação da comarca de Tubarão (Lei 745, de 19 de abril de 1875) e, sobretudo, a implantação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico do município.

De todos esses, o mais emblemático foi, com certeza, a abertura das linhas férreas pela região sul – catarinense. Inaugurada em 1 de setembro de 1884, por Visconde de Barbacena e seus sócios ingleses, o primeiro trecho da Estrada de Ferro .pretendia ligar a Estação da Piedade (Tubarão) à localidade de Minas (atual Lauro Múller). O carvão mineral descoberto na região trazia empreendedores e impulsionava o desenvolvimento abordo dos trens que cruzavam os trilhos de cidades que cresciam em suas margens. O trem tornou-se o principal símbolo da época e o trabalho vinculado á ferrovia obteve status social elevado. Tubarão beneficiou-se muito dessa atividade, sobretudo a partir de 1906, quando as oficinas centrais e a fundição são instalados no município, onde atualmente é o bairro de Oficinas.

Esta história é recontada pelo acervo do museu, composto de máquinas a vapor, de vagões, de documentos e outros objetos utilizados pelo transporte ferroviário. O museu foi criado em 1997 por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina. O museu possui máquinas a vapor, sendo que 80% rodaram nos trilhos da estrada de ferro Tereza Cristina.

Entrada

Acesso Livre

 

Horário

De segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00  e das 13:30 às 17:00.

 

Telefone

(48) 3632-3450

(48) 9.8868-1414

Localização

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.