Carranca Tubá-Nharô e Centenário Rotary Tubarão

A Carranca representa a forma estilizada do cacique Tubá-Nharô, quem em tradução para nossa língua significa: Pai Feroz, forma como era chamado nosso rio pelos nativos destas terras, os Carijós, pois promovia o sustendo, a vida, como um grande pai, que de tempos em tempos se revoltava, ficava furioso, as águas se avolumavam, transbordavam e arrasavam tudo às suas margens.

A Carranca foi esculpida em concreto por Willy Zumblick no final do século XX a pedido do Rotary Club, para servir de portal de entrada da cidade de Tubarão. O monumento foi realocado ao lado do Centro Municipal de Cultura que leva o nome do artista.

Em uma estrutura de concreto como suporte, há uma placa de metal alusiva ao trabalho centenário do Rotary Club como entidade que trabalha em benefício da sociedade. O Artista era membro rotariano e foi um dos poucos homenageados pela entidade internacionalmente.

Sua representação tornou-se tão simbólica que uma carranca menor esculpida em baixo relevo em pedra foi colocada no Paço Municipal para demarcar o Gabinete do Prefeito. Essa imagem tornou-se representativa como elemento memorial simbólico de fundação da cidade.

Acesso Livre

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.