Circuito de Cicloturismo Desafio de Anita

Projetado para ser desbravado em três dias pelas cidades de Tubarão e Laguna, o circuito conta com 132km de biodiversidade: rios, praias, estradas rurais, estâncias termais e a riqueza do patrimônio histórico e cultural da região que é berço de Anita Garibaldi. Percorra os primeiros caminhos da Heroína de Dois Mundos. Uma aventura inesquecível sobre duas rodas!

Ideal para iniciantes
O Circuito Desafio de Anita é um circuito de cicloturismo ideal para iniciantes. É um desafio para revisitarmos a história, o percurso de Anita Garibaldi, os locais onde nossa heroína viveu e foi uma mulher desbravadora.
O circuito, comentam as idealizadoras e gestoras do circuito, Priscilla Lourenço e Angela Finardi, é um convite a desacelerar, um chamado ao reconhecimento da história e da experiência de vivenciar a cultura e apreciar as belezas naturais.

É um circuito permanente e autoguiado. Para fazer o circuito, basta acessar o site, fazer a inscrição e escolher a melhor data para seguir o roteiro, saindo de Tubarão em direção à Laguna. O Circuito está também alinhado a novas tecnologias, utilizadas em outros grandes centros de cicloturismo. É um percurso autoguiado. Ao realizar a inscrição no site, o cicloturista tem acesso, pelo celular, às planilhas, guia de viagem e arquivos dos mapas em GPX. Durante o percurso, o/a cicloturista também encontrará placas e setas indicativas em postes como sinalização complementar. Ao longo do percurso, existem também pontos de check-in, que o/a participante comprova a sua chegada e passagem em cada local. Os/as participantes que concluem circuito, recebem medalha e certificado.

Dados gerais
Percurso: total: 132km
Tempo sugerido de viagem: 3 dias
Dificuldade: Moderada
Altimetria total: 507 m
Tipo de Trilha: Mão única

Primeiro dia (59,5 Km – Tubarão ao Farol de Santa Marta)
O circuito inicia em Tubarão Terra de águas termais, da Ferrovia Dona Tereza Cristina, do Rio Tubarão e do artista plástico Willy Zumblick. O primeiro check-in está no Rio do Pouso Termas Hotel, que está situado na margem esquerda do Rio Tubarão, a 12 km do centro da cidade. No Primeiro dia o cicloturista terá a oportunidade de conhecer, além das estâncias termais de Rio do Pouso e Termas da Guarda, o Museu Ferroviário que conta a história da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Na Estrada Geral da Madre visitará o monumento que demarca o local de nascimento de Anita Garibaldi. Pedalará pelas margens do Rio Tubarão acompanhando sua mudança geográfica desde as Termas do Rio do Pouso até Laguna. O final do percurso no primeiro dia é o Farol de Santa Marta, em Laguna.

Segundo dia (19,5 km – Farol de Santa Marta à Praia do Mar Grosso
O segundo dia é planejado para o cicloturista recarregar as energias e conhecer Laguna: a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina. O cicloturista poderá visitar a Casa de Anita Garibaldi, os sambaquis, os casarões históricos com venda de artesanato local, ir até a Fonte da Carioca e encher a sua garrafinha com água pura. Subir o Morro da Glória e aproveitar a vista! Conhecer a gastronomia típica da região com base na cozinha açoriana e a famosa Pedra do Frade. Visitar os Molhes da Barra e apreciar a pesca artesanal. Se tiver sorte poderá conhecer os botos pescadores. Poderá passear pelas dunas da Praia Grande, curtir o pôr do sol da Praia do Cardoso e descansar, pois o terceiro dia exigirá um pouco mais de força nos pedais.

Terceiro dia (52,9 Km – Laguna ao Rio do Pouso Termas Hotel, em Tubarão)
O terceiro dia requer esforço, mas a paisagem do percurso compensa. Saindo de Laguna o/a cicloturista conhecerá a Lagoa de Cabeçudas. Chegando na Ponta das Laranjeiras verá de outra perspectiva a Ponte Anita Garibaldi. Pedalará ao lado dos trilhos da Ferrovia Dona Tereza Cristina, adentrará na zona rural com belíssimas paisagens e retornará à Estância Termal. Lá precisará fazer o checkpoint que comprovará a execução total do circuito para retirar a medalha e o certificado de participação e compartilhar a experiência com amigos e amigas.

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.