Mausoléu e Praça João Teixeira Nunes

Mesmo com lendas, mitos, narrativas folclóricas, sabe-se que historicamente o povoamento que deu origem ao atual município de Tubarão, aconteceu em 1773, com a abertura do caminho entre Lages e Laguna, onde havia dois pontos de parada: os portos do “Poço Fundo” e do “Poço Grande”. Em agosto de 1774, duas sesmarias foram doadas ao capitão João da Costa Moreira e ao sargento-mor Jacinto Jaques Nicós, marcando o início do povoamento. Em 1833 já existia o distrito de Poço Grande do Rio Tubarão. Em 7 de maio de 1836 foi criada a paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Tubarão, pela Lei nº 32.

Para a construção da igreja matriz, onde hoje se localiza a Catedral Diocesana, um rico proprietário de terras, João Teixeira Nunes, doou um grande lote à Igreja por devoção à Nossa Senhora da Piedade. O Monumento que relembra essa história foi construído para servir de Mausoléu aos restos mortais de João Teixeira Nunes.

As imagens esculpidas representam a fundação da cidade (século XVIII), o encontro entre os indígenas e os colonizadores, as atividades e produtos da época do povoamento e da instalação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. O painel foi projetado e realizado também por Willy Zumblick na década de 1980, assim como o busto de João Teixeira Nunes em formato de medalhão feito em bronze também pelo artista para identificar o Mausoléu. Não foi colocado nenhuma outra identificação, texto explicativo ou qualquer informação sobre o monumento.

Informações

Entrada

Acesso Livre


Horário

Livre

Localização

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.