Obelisco: Homenagem ao Centenário de Tubarão

O obelisco foi construído em 1936 marcando o centenário da criação da Paróquia Nossa senhora da Piedade. Em uma das faces da base há uma cavidade aberta. Ali encontrava-se uma urna temporal com objetos e documentos da época que deveria ser aberta em 2036, marcando o bicentenário.

A história católica de Tubarão se liga à de Laguna, fundada em 1684. Laguna rumou para o sul, fundando povoados até Viamão. Tubarão começa a ter vida própria no início do século XIX. A figura central da história de Tubarão é de João Teixeira Nunes que, na data de 20.06.1829, doa à então Vila Nossa Senhora da Piedade uma área de 80 braças em quadro, na zona do morro da Capela onde já havia sido construída uma pequena ermida, presumivelmente onde hoje passa a Rua Conselheiro Mafra.

No dia 07.05.1836, foi criada a Freguesia de Tubarão por lei provincial n° 32. A confirmação da Cúria de São Sebastião do Rio de Janeiro ocorreu em 27.03.1837. Eram vigários de Laguna, com encargos sobre a Freguesia de Tubarão. Tem-se como certo que o primeiro vigário de Tubarão tenha sido o Pe. Jacinto de São Joaquim, pois em 15.03.1837 apõe sua assinatura no livro de batizados.

Apenas em 1875 chega o Pe. Cipriano Buonocuore, que paroquiou até 1891. O primeiro cura da Catedral, assim que criada a diocese de Tubarão, foi Mons. Bernardo Peters, coadjuvado por dois jovens sacerdotes: Raimundo Ghizoni e Urbano Mendes. Mons. Bernardo Peters governou a Catedral de 18.09.55 a 05.01.64. Foi substituído pelo Pe. Raimundo Ghizoni. Seus sucessores foram Pe, Pedro De Biasi, Pe. Elias Della Giustina e Pe. Anselmo Buss.

A atual catedral, em substituição à antiga, teve a construção iniciada em 15.08.65, projetada pelo arquiteto italiano, Carlo Barontini. Foi inaugurada em 04.12.71. Antes disso, a velha Catedral, que por mais de cem anos serviu a cidade, tombou em 1970, após a última missa oficiada nela no dia 15 de agosto e a transladação da imagem de Nossa Senhora da Piedade para a nova catedral. Mais de 5.000 pessoas acompanharam esse ato. A primeira missa celebrada na cripta da nova catedral foi no dia 14 de maio de 1967, dia das mães, com mais de 4.000 pessoas presentes no ambiente e nas cercanias. Oficiante: Mons. Bernardo Peters, Vigário Geral da Diocese. E na catedral propriamente dita (parte superior), a primeira missa foi, um ano depois, no dia 12 de maio de 1968. Oficiante: Dom Anselmo Pietrulla, Bispo da Diocese. Dirigente das cerimônias: Pe. Raimundo Ghizoni.

Acesso Livre

Livre

Conheça também...

Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Avenida Marechal Deodoro, 1311, Bairro Oficinas, Tubarão Santa Catarina.